Sejam bem vindos ao nosso Blog!
Este espaço foi criado para que este grupo, que se reune para cozinhar, trocar experiências e ter encontros agradáveis, possa deixar registrados os principais momentos!
Esperamos que gostem e que aproveitem as dicas!
Um abraço,


Confraria Curitibana de Gastronomia - 2009
Ano 6º

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TRABALHANDO EM EQUIPE

Equipe em ação

Já faz mais de um mês que tivemos a confraria de outubro, mas peço desculpas por só agora escrever e mostrar um pouco do que fizemos. Este é um trabalho que fazemos com muito prazer. Tanto na programação, com a discussão do cardápio, as compras, a escolha dos vinhos, como na execução do jantar em que todos colaboram. Sempre passamos ótimos momentos, além de comermos muito bem. Sempre nos divertimos muito.

Este jantar foi na minha casa, sede social da confraria, e a chef da noite foi a Sinara. Ela e o Marcelo, seu marido, são novos confrades. Este foi seu primeiro desafio, que executou muito bem. Na última hora, ainda teve que mudar o cardápio, pois as cavaquinhas que iria preparar não estavam frescas como deveriam.

Como entrada tivemos uma trouxinha recheada de pato com passas e especiarias.


O primeiro prato foi um tournedos à Rossini, que consiste num mignon com foie gras e champignon, sobre batatas douradas e molho de vinho madeira.


A sobremesa foi mais uma variação de torta de maçã. A maçã foi assada com uma massa crisp por cima bem crocante, e ainda servida com uma compota de damascos, amêndoas torradas e sorvete de baunilha. Um detalhe: tudo é feito em casa, inclusive o sorvete. Na confraria procuramos não comprar nada pronto, exceto massa folhada.

As receitas foram tiradas de algumas revistas, mas como sempre, foram um pouco modificadas. A trouxinha originalmente era de cordeiro, e nela foram acrescidas as passas. Na torta, a massa ficava por cima, mas resolvemos fazer diferente, virá-la no prato, e ainda acrescentamos os damascos e as amêndoas. Estas mudanças muitas vezes acontecem no momento da execução dos pratos. A maioria das receitas não foram testadas antes, e receitas de revistas nem sempre dão muito certo, por isto precisamos muitas vezes de uma certa improvisação. No final tudo se arranja.

4 comentários:

fernanda garcia disse...

A entrada foi uma das mais gostosas que já fizemos!!!
Fernanda

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi, Fernanda, vc sempre à postos e adoro teus comentários.
Estou pensando em repetir esta entrada no Natal.
bjs

Regina Rozenbaum disse...

Ana e confrades
Do seu blog vim até aqui ver as delícias...Primeiro:Que lindos tooodos vcs! Segundo: Que mesa esmerada (é a parte que mais gosto de fazer rsrsrs)! Terceiro: fiquei por aqui, mais uma vez, "salivando". Beijuuss mineiros prá toda Confraria!
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com

Anônimo disse...

OI ANA TERESA LONDRES
QUE OTIMO O SEU BLOG!
DEIXEI UM COMENTARIO MAIOR COMO ACHEI VCS E ETC EM UMA DAS RECEITAS DA CONFRARIA POIS LA NAO ACHEI UM LUGAR PARA MSGS COMO ESTE.
PARABENS PELO TRABALHO,
ANGELA BRETAS LAVEQUE