Sejam bem vindos ao nosso Blog!
Este espaço foi criado para que este grupo, que se reune para cozinhar, trocar experiências e ter encontros agradáveis, possa deixar registrados os principais momentos!
Esperamos que gostem e que aproveitem as dicas!
Um abraço,


Confraria Curitibana de Gastronomia - 2009
Ano 6º

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CONFRARIA E A POLENTA


Ovo pochê sobre polenta e manteiga de trufa

A cada confraria um de nós tem que definir o cardápio. Pensamos, olhamos em livros, conversamos e tentamos não repetir receitas, exceto a tal da polenta, que já apareceu várias vezes. Bem certo que sempre de roupa nova, mas está lá no cardápio com freqüência. Na última vez, a Telma fez uma polenta de quirera com champignon, e agora sugeri polenta mole com manteiga de trufa e ovo pochê. Aquele impasse. Vamos repetir a polenta? Depois de algumas experiências com cremes de outros ingredientes para combinar com a manteiga de trufa e o ovo, decidimos mesmo pela polenta. Realmente ficou uma delícia.


Preparo dos ovos

Tivemos como prato principal: Lombo de cordeiro recheado com espinafre, champignon e pinoli, que veio acompanhado de batata à boulangère, também chamada de batata do padeiro. Antigamente somente os padeiros possuíam fornos grandes. Nesta época levava-se às boulangeries (padarias) um cordeiro acompanhado destas batatas para serem assadas. É parecido com o gratin de batatas, mas sem o creme de leite. A batata é fatiada, cozida juntamente com um pouco de cebola, alho poró e caldo de galinha, e o cozimento termina no forno.


Montando o prato de cordeiro com batatas


Lombo de cordeiro recheado com batatas à boulangère



Como sobremesa, fiz uma releitura de Romeu e Julieta: Tatin de goiaba e sorvete de queijo de minas. As goiabas eram de uma goiabeira da casa dos pais do Aldo.

O jantar desta vez foi na minha casa, sendo eu a chef da noite. Luiz como sempre procurou vinhos para harmonizar com os pratos. Ovo com trufa é difícil, mas foi bem com um Sauvignon Blanc italiano, Jermann, 2006. O prato principal foi acompanhado por um tinto português, Luis Pato - Vinhas Velhas 2005, e a sobremesa por um Sauterne: Reine Vigneau 2001.














Além dos confrades (Aldo, Fernanda, Telma, Élcio, Luiz e eu), convidamos para participar Marian Guimarães, Jussara Voss e Romildo. Foi uma noite muito agradável.



4 comentários:

Telma Souza disse...

Ana,
Ficou ótima sua postagem.
Didática, como sempre.
Beijos
Telma

fernanda garcia disse...

E só de ver essas fotos dá vontade de comer tudo outra vez... Até o próximo mês.
Abs,

Anônimo disse...

João, Lubo e Ireni, viram o que perderam?rssssss
Aldo

Mesa de Ana Teresa disse...

Eu escrevi e coordenei, mas o mérito é de todos.
bjs