Sejam bem vindos ao nosso Blog!
Este espaço foi criado para que este grupo, que se reune para cozinhar, trocar experiências e ter encontros agradáveis, possa deixar registrados os principais momentos!
Esperamos que gostem e que aproveitem as dicas!
Um abraço,


Confraria Curitibana de Gastronomia - 2009
Ano 6º

quinta-feira, 30 de abril de 2009

CONFRARIA DE ABRIL

Neste mes de abril nossa confraria reuniu-se no dia 17 e aproveitamos para comemorar o meu aniversário. Quase todos os confrades estavam presentes, além de alguns convidados: Aldo, Fernanda, Lubomir, João, Sandra, Telma, Ireni, Junior, Rosa, Juliano, Karen, Luiz e eu. O João que andava ausente nos últimos encontros, foi o responsável pelo cardápio e o chef da noite. Chegou cedo, pois seu cardápio era trabalhoso e criativo. Um cardápio com diferentes aromas, sabores e muito leve.

Começamos aperitivando com alguns patés, queijo brie e um pouco de foie-gras somente com fluer de sel e pimenta. Óbviamente tínhamos uma champagne para iniciar os trabalhos.






A entrada era composta de camarões, gelatina de salsa e coentro, gelatina de cebolinha, azeite de gengibre, azeite de tomate seco, creme de alho, gelatina de chá e ainda leite de coco espumoso. Tudo relembrando uma moqueca. Ela foi acompanhada do vinho italino Pinot Grigio do produtor Jansen, 2007.

Como prato principal, tivemos um peito de perdiz recheado de foie-gras e envolto em folha de repolho. Foi acompanhado por uma compota deliciosa de frutas: tâmaras, damasco e figos frescos. Esta perdiz foi cozida em dois tempos: inicialmente foi salteada com sua própria pele, a qual depois foi retirada e substituída pela folha de repolho previamente escaldada, e terminado o cozimento no forno. Com este prato, tomamos um vinho tinto do Loire, Les Racines du Paradis, 2006.


Calda morna de goiaba, sorbet de mascarpone e tangerinas flutuantes, assim era composta a sobremesa. A tangerina veio através de uma gelatina. A doçura do sorbet contrastou bem com a goiaba e a tangerina que continham pouco açúcar. Um taça de vinho de sobremesa para hormonizar: Château Doysi-Vendrine, 2001.

Como era aniversário, não pude deixar de fazer um bolo: tradicional pão-de-ló, com calda de amoras.

Nenhum comentário: