Sejam bem vindos ao nosso Blog!
Este espaço foi criado para que este grupo, que se reune para cozinhar, trocar experiências e ter encontros agradáveis, possa deixar registrados os principais momentos!
Esperamos que gostem e que aproveitem as dicas!
Um abraço,


Confraria Curitibana de Gastronomia - 2009
Ano 6º

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CONFRARIA DE JANEIRO - ARZAK



Dia 18 de janeiro, domingo, tivemos o primeiro encontro mensal de 2009 desta confraria. Em cada reunião um confrade fica responsável pelo cardápio, compras e divisão de tarefas. O cardápio deste mês foi decido por mim que vos escreve, e me inspirei num livro do Arzak recentemente adquirido na minha última viagem.

Foi um almoço na casa da Telma com 12 pessoas. O grupo de confrades não estava completo pois João, Sandra e Lubomir estavam em férias na praia. Convidamos a Jussara Voss e o marido para participarem. Jussara é jornalista e blogueira. Já comentou sobre a confraria no seu blog.

Juan Mari Arzak é um dos grandes nomes da gastronomia espanhola. Seu restaurante – Arzak - localiza-se em San Sebastian e possui desde 1989 três estrelas no Guia Michelin. Não tive a oportunidade de jantar lá, mas comprei um livro de suas receitas, as quais são viáveis de serem preparadas. De lá tirei todo o nosso almoço. Tive que fazer algumas adaptações nos ingredientes, pois nem tudo se encontra por aqui.

Arzak, 66 anos, é natural de San Sebastian ou Donostia como dizem os bascos. Foi um dos precursores da nova culinária espanhola. Desde 1965 atua no restaurante que pertence a sua família. Hoje ele tem o auxílio de sua filha Elena a qual representa a quarta geração no ramo da gastronomia.



Como entrada escolhi CUAJADO DE ESPÁRRAGOS Y GAMBAS COM BACALAO AHUMADO Y VINAGRETA DE PASAS Y JENGIBRE. Cuajado é um tipo de pudim, assado no forno em banho-maria. Usamos os aspargos, camarões (gambas) e ao invés de bacalhau defumado que não encontrei, utilizei hadoque defumado.



O Prato principal foi um entrecôte com molho de pimentão amarelo e batatas cozidas no azeite de oliva com baunilha - ENTRECOT DE BUEY CON FLORES DE SAL, SALSA DE PIMENTO AMARILLO Y PATATAS AVAINILLADAS. A baunilha deu um toque adocicado surpreendente, contrastando com o pimentão e a flor de sal utilizada na carne.




A sobremesa estava bem refrescante: MELOCOTONES ASADOS COM HELADO DE VAINILLA Y SALSA DE AMORAS COM VINO TINTO. Traduzindo: Pêssegos assados com sorvete de baunilha e couli de amoras e vinho tinto. A receita original era com framboesas. Como estamos na época das amoras, preferi utilizá-las. Fiz um sorvete de baunilha com hortelã, que casou muito bem.

Vejas as receitas nas outras postagens

Nenhum comentário: